MADALENA SA FERNANDES
COMPANHIA DAS LETRAS (ED. SCHWARTZ) - 9789897871108
A história crua de uma relação tóxica.
Uma narrativa que não deixa pedra sobre pedra nos pilares da resiliência de uma criança subjugada ao negro poder do seu padrasto.
Leme é o relato da vivência de uma rapariga que assiste, durante anos, à erosão dos pilares que sustentam as ligações humanas: vê a mãe subjugada à violência do homem com quem mantém uma relação amorosa disfuncional; vive na pele a distorção dos papéis desempenhados por pais e filhos; alimenta-se da solidão para ultrapassar um quotidiano de medo e fúria; disputa um lugar só para si no meio do caos familiar; aprende a reconhecer o consolo das pequenas vitórias; e, por fim, reconstrói-se a si e às suas memórias.
Nenhuma criança conhece de antemão os nomes das coisas, mas todas as crianças reconhecem instintivamente o perigo. Para a protagonista desta história, o perigo tem o nome de um homem, e é sinónimo de obsessão, desequilíbrio, solidão, desamparo, poucas certezas e muitas dúvidas. Leme é um golpe de escrita para regressar à vida. Uma cintilação plena de vida e um soco no escuro que nos engole: eis um livro que aponta diretamente aos limites do bem e do mal.
LIVRO FINALISTA DO PRÉMIO FERNANDO NAMORA / ESTORIL SOL
Os elogios da crítica:
«Entre a autobiografia e a ficção, o mundo da memória aí está, neste Leme, a avançar por entre relatos fortes e violentos, mas também a avançar com súbitas delicadezas, e sempre com o mar ao fundo, que, por vezes, por breves instantes, parece acalmar o tumulto daqueles dias. O relato de uma criança que vai crescendo, tentando resistir àquilo que a rodeia; resistir e crescer. Uma certa forma de reportagem literária onde o que é reportado, com a subjetividade humana, é o que está mais próximo: o mundo da casa e da memória.»
Gonçalo M. Tavares
«Ao mesmo tempo fria e terna. Poucos conseguiriam contar assim a sua infância. Muito bem escrito.»
Maria Filomena Mónica
«Li uma primeira vez, e comovi-me. Li uma segunda, e comovi-me da mesma maneira. Este livro marca e veio para ficar, porque nos mostra, num estilo sóbrio mas eloquente, os efeitos devastadores da violência familiar numa criança.»
Tânia Ganho
«Entre a autobiografia e a ficção, são fragmentos e memórias de uma infância e juventude moldadas pela incompreensão, pela raiva, pelo receio, mas também pela força de quem constantemente soube reerguer-se.»
Jornal de Letras
Léelo en cualquier dispositivo
iPhone y iPad
Descarga la App de lectura Vivlio Casa del Libro para iOS. Es gratuita y está disponible tanto para iPhone como para iPad.
Android
Descarga la App de lectura Vivlio Casa del Libro para Android. Es gratuita y está disponible tanto para móvil como para tablet.
Tu navegador
Puedes leer los eBooks directamente con nuestro visor online, accediendo a nuestra web desde tu móvil o tu ordenador, sin necesidad de descargar nada. Accede a tu área de usuario y empieza a leer.
eReaders*
Puedes conectar tu eReader a tu ordenador y enviar el libro al dispositivo utilizando Adobe Digital Editions.
* Los eReaders de Amazon (Kindle) solo permiten libros de su propia tienda, por lo que no son compatibles.
Especificaciones del producto
App gratuita de lectura Tagus
Ahora tu lectura es multidispositivo, con la App de Tagus, puedes tener todos tus libros en tu tablet y smartphone. Aprovecha cualquier momento para seguir disfrutando de las lecturas que más te gustan.
¡Sólo por opinar entras en el sorteo mensual de tres tarjetas regalo valoradas en 20€*!
eBook
Manuel García Castellón, Ernesto Sáenz de Buruaga y Luis del Val