leer_primeras_paginas Leer primeras páginas

📱 eBook en portugués AS BOAS MULHERES DA CHINA

Vozes ocultas

COMPANHIA DE BOLSO - 9788580868951

Biografías Biografías históricas universales

Sinopsis de AS BOAS MULHERES DA CHINA

Entre 1989 e 1997, a jornalista Xinran entrevistou mulheres de diferentes idades e condições sociais, a fim de compreender a condição feminina na China moderna. Seu programa de rádio, Palavras na brisa noturna, discutia questões sobre as quais poucos ousavam falar, como vida íntima, violência familiar, opressão e homossexualismo. De forma cautelosa e paciente, Xinran colheu inúmeros relatos de mulheres em que predomina a memória da humilhação e do abandono: estupros, casamentos forçados, desilusões amorosas, miséria e preconceito. São histórias como as de Hongxue, que descobriu o afeto ao ser acariciada não por mãos humanas, mas pelas patas de uma mosca; de Huaer, violentada em nome da "reeducação" promovida pela Revolução Cultural; da catadora de lixo que impôs a si mesma um ostracismo voluntário para não envergonhar o filho, um político bem-sucedido; ou ainda a de uma menina que perdeu a razão em conseqüência de uma humilhação intensa. Quando Xinran começou suas entrevistas, o peso de tradições antigas e as décadas de totalitarismo político e repressão sexual tornavam muito difícil o acesso à intimidade da mulher chinesa. Desde 1949, a mídia chinesa funcionava como porta-voz do regime comunista. Rádio, televisão e jornais estatais eram a única fonte de informação, e a comunicação com pessoas no exterior era rara. Em 1983, o presidente Deng Xiao Ping iniciou um lento processo de abertura da China. Alguns jornalistas começaram a promover mudanças sutis na maneira como apresentavam as notícias. O programa apresentado por Xinran era um dos poucos espaços em que as pessoas podiam desabafar e falar de seus problemas pessoais. Nos relatos do livro, a autora possibilita a vozes antes silenciadas revelar provações, medos e uma capacidade de resistência que as permitiu se reerguer e sonhar em meio ao sofrimento extremo. Em condições extremas de vida, como a dos campos de reeducação da Revolução Cultural, afloram sentimentos de maternidade, compaixão e amor.

Léelo en cualquier dispositivo



Ficha técnica


Editorial: Companhia de Bolso

ISBN: 9788580868951

Idioma: Portugués

Fecha de lanzamiento: 31/03/2007

Especificaciones del producto


App gratuita de lectura Tagus

Ahora tu lectura es multidispositivo, con la App de Tagus, puedes tener todos tus libros en tu tablet y smartphone. Aprovecha cualquier momento para seguir disfrutando de las lecturas que más te gustan.

Ver más

Escrito por Xinran


Xinran (Pekín, 1958) trabajó como periodista y locutora de radio en China antes de trasladarse a Londres en 1997. Allí comenzó a trabajar en Nacer mujer en China: las voces silenciadas (Emecé, 2003), una incluyente obra sobre la vida de las mujeres chinas que ha tenido unaexcelente acogida internacional. También es autora de En las montañas sagradas (Emecé,2005), Generación Mao (Emecé, 2009) y Las hijas del Yang-tsê (Emecé, 2011).
Descubre más sobre Xinran
Recibe novedades de Xinran directamente en tu email

Opiniones sobre AS BOAS MULHERES DA CHINA (EBOOK)


¡Sólo por opinar entras en el sorteo mensual de tres tarjetas regalo valoradas en 20€*!

Los eBooks más vendidos de la semana