Pudalov não poupou os seus esforços “até ao limite” para proporcionar nas suas imagens soluções metafóricas ao conto, o que teve como resultado ilustrações tão belas como impossíveis, mas não na sua imaginação sem limites. Deste modo, oferece ao leitor metamorfoses tais como a transformação do Gigante Marinho num ser tão diminuto que adormece na pinha de um pinheiro.
O relato de Pep Bruno alterna o plano real (Pai Enorme na praia a contar histórias à família enquanto um a um vão adormecendo) e o fictício (a recriação minuciosa de cada história para o Grande, para o Médio e para o Pequeno).
As ilustrações também entram neste jogo através de uma dualidade cromática: azuis, verdes marinhos e turquesas para o primeiro estado e todo um leque de cores para o mundo onírico onde qualquer paleta e tamanho é possível.
Apesar desta fronteira cromática, o resto do conto oferece uma “confusa” linha entre o real e o fictício. De forma deliberada, a ilustradora faz assim com que o leitor seja partícipe de uma espécie de jogo.
As ilustrações piscam o olho a um leitor cúmplice e atento, capaz de descobrir, por exemplo, como a personagem de um dos contos do Pai Enorme, Merbromina, é idêntica, quanto à sua caracterização, à Mãe Enorme.
Ficha técnica
Traductor: Elisabete Pais de Jesus Ramos
Ilustrador: Natalie Pudalov
Editorial: Oqo Editora
ISBN: 9788498713374
Idioma: Portugués
Número de páginas: 56
Fecha de lanzamiento: 28/04/2012
Año de edición: 2012
Plaza de edición: Pontevedra
Número: 33
Alto: 28.0 cm
Ancho: 22.0 cm
Especificaciones del producto
Escrito por Pep Bruno
Pep Bruno (Barcelona, 1971) comenzó a contar cuentos de manera profesional en 1994. Cuenta para público adulto, juvenil e infantil, y en estos años ha llevado sus palabras por Iberoamérica, África y Europa, contando en circuitos estables, festivales, maratones, ferias, teatros, bibliotecas, escuelas, etc. También imparte cursos, charlas, conferencias y escribe artículos de opinión, crítica literaria y reflexión sobre el hecho narrativo. Tiene publicados 25 libros de cuentos para todas las edades y ha merecido, por dos de estos libros, sendos premios internacionales de álbumes ilustrados. En 2005 fundó la editorial Palabras del Candil, especializada en libros y cuentos de narradores orales. En A buen paso ha publicado Buñuelos de huracán.