ALFAGUARA - 9789897878084
Fenómeno literário internacional, eis um romance devastador, mas cheio de esperança, sobre uma menina que cresce num corpo que não reconhece como seu, o que a leva numa travessia em busca do seu lugar no mundo.
Um desafio a corações empedernidos: assim é Maus hábitos, a história lírica e feroz de uma menina presa num corpo de rapaz, desbravando o caminho rumo à sua identidade, à revelia de tudo e de si mesma.
«Eu, menina esperta, maricas encoberta, gaga, gorducha, com uma pala a cobrir-me o olho esquerdo e uns óculos maiores do que o desejável, era o oposto da imagem de uma pequena endiabrada […]. Quando os adultos olhavam para mim, achavam-me engraçada ou sentiam um pouco de pena, nada grave […]. Dava-me conta disso e aprendi a usá-lo a meu favor. Conseguia pensar em termos cruéis. A consciência de que necessitamos de um armário para nos escondermos torna-nos espertíssimos.»
Este romance leva-nos numa travessia pelo território mais íntimo da natureza humana — uma travessia da qual não saímos incólumes. Maus hábitos é a história do encontro de uma pessoa consigo mesma, alguém que nasce no corpo errado, no lugar mais triste e sem futuro, num tempo desolado. Pela mão da protagonista, vamos até à sua infância em San Blas — um bairro operário suburbano e dizimado pela heroína nos anos oitenta —, passamos pela adolescência selvagem nas noites clandestinas de Madrid e chegamos ao raiar do milénio, quando a promessa de liberdade é soterrada por um episódio de insuportável violência. Contudo, das cicatrizes mais fundas há de emergir não a redenção, mas a esperança.
«O grande feito deste romance é a sua delicada ternura, alcançado graças ao tom que a autora escolhe conscientemente usar em toda a trama.» El Cultural
«Peço-vos que leiam Maus hábitos para que compreendam em absoluto a escala de adversidade, sofrimento e perigo que é necessário enfrentar quando se cresce como pessoa trans.» Pedro Almodóvar
PRÉMIO TIME OUT PARA MELHOR LIVRO DO ANO | Espanha
UM DOS DEZ MELHORES LIVROS DO ANO | El País
Os elogios da crítica:
«Este livro toma-nos a atenção e o coração à primeira linha e à primeira página. [...] Conta a história lírica e feroz de uma menina trans a desbravar o caminho rumo à sua identidade.»
Bernardo Mendonça, Expresso
«Sair de um corpo ou viver dentro dele? Alana S. Portero convida-nos a sentir essas questões a partir de uma menina presa num corpo que não é o seu. Uma grande estreia no romance, que não escapou aos elogios de Pedro Almodóvar. Maus hábitos não tem medo de ser sujo, violento, agressivo.»
André Santos, Sábado
«Da gentrificação à ilusão de classe, o romance de estreia [...] Maus hábitos, é o retrato íntimo de uma mulher trans, entre a ficção, Almodóvar e a realidade. A balada épica de Alana S. Portero é mais do que um livro.»
Cláudia Marques Santos, Observador
«Há livros que condensam o melhor do seu tempo: ecoando as tendências criativas, enveredam por um caminho literário mais profundo, o dos marginalizados. Assim é Maus hábitos, e talvez resida aqui a chave do seu retumbante sucesso. […] A prosa de Alana S. Portero tem o vigor da poesia...
Léelo en cualquier dispositivo
iPhone y iPad
Descarga la App de lectura Vivlio Casa del Libro para iOS. Es gratuita y está disponible tanto para iPhone como para iPad.
Android
Descarga la App de lectura Vivlio Casa del Libro para Android. Es gratuita y está disponible tanto para móvil como para tablet.
Tu navegador
Puedes leer los eBooks directamente con nuestro visor online, accediendo a nuestra web desde tu móvil o tu ordenador, sin necesidad de descargar nada. Accede a tu área de usuario y empieza a leer.
eReaders*
Puedes conectar tu eReader a tu ordenador y enviar el libro al dispositivo utilizando Adobe Digital Editions.
* Los eReaders de Amazon (Kindle) solo permiten libros de su propia tienda, por lo que no son compatibles.
Especificaciones del producto
App gratuita de lectura Tagus
Ahora tu lectura es multidispositivo, con la App de Tagus, puedes tener todos tus libros en tu tablet y smartphone. Aprovecha cualquier momento para seguir disfrutando de las lecturas que más te gustan.
Escrito por Alana S. Portero
Alana S. Portero nació en Madrid en 1978. Es medievalista, escritora, guionista y directora escénica. Escribe sobre cultura, feminismo y realidad LGTBIQ+ para medios como eldiario.es, SModa, Vogue, Público y Abril. Su primera novela, La mala costumbre (Seix Barral, 2023), se ha convertido en un fenómeno editorial dentro y fuera de nuestras fronteras, merecedora de los premios Todostuslibros de las librerías independientes (CEGAL), Cálamo, Vanity Fair, Time Out Cultura a la mejor obra, Dulce Chacón, Almudena Grandes y, en Francia, el Prix Litteraire Méditerranée. De igual forma, fue uno de los mejores libros del año para Babelia, Abril, El Cultural, El Periódico, El Español, ARA, RTVE y Forbes, entre otros medios, y está siendo traducida a dieciocho lenguas. También poeta, presentamos ahora la edición definitiva de La habitación de las ahogadas (Harpo Libros, 2017; La Bella Varsovia, 2025), revisada por la autora.
¡Sólo por opinar entras en el sorteo mensual de tres tarjetas regalo valoradas en 20€*!