leer_primeras_paginas Leer primeras páginas

📱 eBook en portugués O CULTIVO DE FLORES DE PLÁSTICO

COMPANHIA DAS LETRAS- 9789897875656

Novela contemporánea Narrativa española

Sinopsis de O CULTIVO DE FLORES DE PLÁSTICO

Individualismo, consumismo, indiferença, desigualdade: Afonso Cruz não deixa nada por dizer sobre estes temas fraturantes, num livro de rara e íntima beleza.

Plano Nacional de Leitura

Arte - Cultura e Sociedade - Literatura - Dos 12 aos 14 anos - Dos 15 aos 18 anos - Maiores de 18 anos

Lili ocupa o tempo de sobra a experimentar chaves em portas. O couraçado Korzhev dobra e desdobra mapas e carrega no bolso conchas que lhe devolvem a maresia. A senhora de fato suspira pelo tempo em que vivia uma vida alcatifada, com dois carros, um cão e um gato. Jorge sabe que bastou um passo em falso para ir parar ali. É o que separa as pessoas que vivem em casas das pessoas que vivem na rua: um passo mal dado. Num texto belíssimo, pleno de dor e ironia, Afonso Cruz imagina as vidas de um grupo de pessoas que vive «debaixo do mau tempo», abaixo da linha mínima da dignidade e conforto que deveria caber a cada pessoa. O cultivo de flores de plástico é um apelo para que olhemos para os seres invisíveis das nossas cidades.

«No fundo, é isso. Ninguém nos vê. Somos invisíveis. A miséria é uma poção de invisibilidade. Quando as roupas ficam rotas, quando estendemos uma mão, puf, desaparecemos. Somos as pombas dos ilusionistas. Isto dava para um negócio, dava para ganhar a vida com os turistas. Levava-os a ver fantasmas numa cidade assombrada. Levava-os a verem-nos. Olhem, damas e cavalheiros, meninos e meninas, esta é a Lili, tem saudades de ser criança, tem no nariz o cheiro do tabaco nos dedos do pai e crostas nos braços, por aqui, por favor, cuidado com os pés, não pisem as camas, parecem cartões, eu sei, ali ao canto está o couraçado Korzhev, que se deixou ficar, com os ícones na lapela, sigam-me, é um deserto meio russo e traz o barulho do mar nos bolsos, atenção, cavalheiro, saia de cima do cobertor, vejam, ali, ali ao fundo, uma genuína senhora de fato, que ainda há poucos meses andava a alcatifar o mundo, minhas senhoras e meus senhores, e ainda tem na voz restos da vida anterior, do tempo em que havia casas. Palmas, por favor. E eu? Eu sou o Jorge, também invisível como qualquer fantasma, vivo nas ruas. Obrigado, obrigado, e agora, se me permitem, vou comer a minha sopa, que está a arrefecer há tantos anos.»

Léelo en cualquier dispositivo



Ficha técnica


Editorial: Companhia Das Letras

ISBN: 9789897875656

Idioma: Portugués

Fecha de lanzamiento: 06/11/2023

Especificaciones del producto


App gratuita de lectura Tagus

Ahora tu lectura es multidispositivo, con la App de Tagus, puedes tener todos tus libros en tu tablet y smartphone. Aprovecha cualquier momento para seguir disfrutando de las lecturas que más te gustan.

Ver más

Escrito por Afonso Cruz


Afonso Cruz (Figueira da Foz, Portugal, 1971) es escritor, director de películas de animación, ilustrador y músico. Ha publicado una treintena de títulos de ficción y no ficción, entre ellos A carne de Deus (2008), A contradiçao humana (2010), Jesucristo bebía cerveza (2012; Libro del Año por Time Out Lisboa y por los lectores de Público), La muñeca de Kokschka (2010; Premio de Literatura de la Unión Europea), Un pintor debajo de un fregadero (2011) y Vamos a comprar un poeta (2016; Libros del Asteroide, 2025).

Descubre más sobre Afonso Cruz
Recibe novedades de Afonso Cruz directamente en tu email

Opiniones sobre O CULTIVO DE FLORES DE PLÁSTICO (EBOOK)


¡Sólo por opinar entras en el sorteo mensual de tres tarjetas regalo valoradas en 20€*!

Los eBooks más vendidos de la semana